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Projeto Integra Social promove melhores práticas de governança para o Terceiro Setor.

Por Rebrates   23 de agosto de 2016

O Terceiro Setor conquistou importante papel na economia e sociedade moderna, entretanto, até um tempo atrás, a eficiência administrativa não estava entre as prioridades de grande parte dessas instituições. A mudança nesse cenário ocorreu e vem ocorrendo devido ao grande processo de publicização das últimas décadas, que transferiu ao Terceiro Setor responsabilidades que eram desempenhadas somente pelo Estado. Além disso, o próprio aumento da quantidade de entidades sem fins lucrativos geraram a obrigação de uma maior organização administrativa, acirrada pela concorrência de mercado e necessidade de adequação às normas do setor.

Dessa necessidade de melhoria nas práticas de gestão das Organizações Sociais, nasceu o projeto Integra Social, resultado de uma parceria entre as instituições sociais Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP), responsável por projetos nas áreas de educação e cultura, a Connectuse, que trabalha com implantação de sistema e tecnologia voltados para gestão empresarial e de organizações do terceiro setor, e o CDI, organização social no campo do empoderamento digital de jovens no Brasil e em outros 7 países.

O Projeto Integra Social tem por objetivo reunir e repassar conhecimentos de gestão e articular parcerias que possam oferecer ferramentas de gestão para ONGs. Para isso, fornece subsídios teóricos e práticos para melhoria da gestão das ONGs, como um sistema de software específico para gestão financeira e administrativa, workshops e cursos, além de fomentar canais de discussão para o compartilhamento de cases e desafios.

Para Sara Ribeiro, coordenadora do idealizador Instituto OMP, “o Integra Social é uma forma de criar uma rede de ONGs dispostas a crescerem como organizações e, acima de tudo, fortalecer o desenvolvimento do Terceiro Setor como um todo”.

Além disso, graças à parceria com a empresa de tecnologia Connectuse, o Integra Social disponibiliza e é responsável pelo processo de implantação do software de sistema de gestão integrado, que visa dar mais transparência e otimização nos processos e tomada de decisão. “O software disponibilizado às instituições que participam do projeto prevê as principais funcionalidades para que as Organizações Sociais possam implementar as melhores práticas de gestão através da administração de CRM, serviços e projetos, financeiro, planejamento, gestão de pessoas, prestação de contas, entre outros”, afirma Jorge Proença, gestor de projetos sociais da Connectuse.

O CDI foi convidado a participar da iniciativa por sua longa experiência de atuação em rede com instituições comunitárias de todo o País, levando oportunidades para jovens por meio da educação e da tecnologia. Na prática, a organização social irá compartilhar os benefícios do projeto Integra Social com cerca de 100 ONGs parceiras, além de participar do processo seletivo para escolha das candidatas interessadas no edital aberto ao público.

O projeto também conta com o apoio de outras importantes organizações, como Fundação Salvador Arena, IMO e Instituto Fonte. O resultado desse trabalho conjunto é a disponibilização de conhecimentos em gestão e formação de redes para troca de experiências, que são essenciais para o sucesso de Organizações de Sociedade Civil e o Terceiro Setor.

É possível participar do Integra Social de três maneiras. Como apoiador é possível contribuir para o fortalecimento da ação, através de incentivo e disponibilização de palestras, workshops e cursos relacionados com a melhoria da gestão e da governança das Organizações. Como um beneficiado e receber a gratuidade* do Software de Gestão, bem como o devido Suporte e implantação, se inscrevendo no Processo Seletivo e participando dos cursos e workshops. Ou ainda é possível ser um financiadordo projeto, contribuindo financeiramente para a realização de cursos, workshops ou concessão da licença de software para as organizações.

Qualquer organização pode participar desde que atendam os seguintes requisitos:

a. Ser não governamental;

b. Ter fins não lucrativos;

c. Ser constituída no Brasil, de acordo com a legislação brasileira,

d. Possuir sede no território nacional e atuação no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

e. Atendimento de forma gratuita e continuada ao público-alvo de seu objetivo social;

f. Evidenciar potencial para desenvolver ou fortalecer boas práticas de gestão;

g. Parcerias e alianças com apoiadores e parceiros do Projeto

* A gratuidade do software será por um período de 6 meses. Após esse período, será cobrada uma contribuição simbólica de R$ 50,00 mensais por Organização

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: www.integrasocial.com.br


*Fonte: Thalita Fernandes – Assessora de Comunicação

thalitafepe@gmail.com

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