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Pesquisa aponta principais desafios das ONGs na internet.
Um estudo feito pela Fundação Salvador Arena com instituições sem fins lucrativos que atuam nas regiões da Baixada Santista e da Grande São Paulo mostra que 50% das ONGs têm dificuldades para se comunicar com o público de interesse de forma efetiva. “A Internet é uma poderosa ferramenta de comunicação e poderia ser melhor explorada como um canal importante para captação de recursos no terceiro setor, mas 95% das ONGs não têm site ou têm páginas desatualizadas e 30% não estão nas redes sociais ou estão com os perfis desatualizados”, complementa Sérgio Loyola, responsável da pesquisa e gerente de projetos sociais da Fundação Salvador Arena, que há mais de 50 anos atua no terceiro setor.
A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 22 de junho deste ano com 25 entidades sem fins lucrativos que recentemente aceitaram participar dos cursos gratuitos oferecidos pela Fundação Salvador Arena nas áreas de Gestão Profissional e Sustentabilidade Financeira.
O estudo também aponta que 70% das ONGs sabem da importância de se comunicar com o público de interesse, mas que não têm um plano de comunicação formal. Além disso, metade delas não tem sistematizados de forma eficiente e estratégica dados importantes como nome, e-mail, endereço e telefone dos doadores individuais com quem se relacionam.
As ONGs pesquisadas movimentaram mais de R$ 40,4 milhões em 2015, sendo 66% deste valor advindos de convênios com os governos municipal, estadual e federal, 15% de doadores individuais, 10% de empresas e fundações, 7% do Programa Nota Fiscal Paulista e 2% por meio de incentivos fiscais.
Outro dado relevante da pesquisa aponta que 10% das instituições têm dificuldades para trabalhar em parceria com outras organizações no atendimento direto à comunidade, embora discutam os problemas gerais do terceiro setor de modo coletivo.
*Fonte:Maria Fernanda Garcia – Observatório do Terceiro Setor
http://observatorio3setor.com.br/noticias/pesquisa-mostra-atuacao-das-ongs-na-internet/
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