Notícias
Projeto Guri comemorou 21 anos em espetáculo no Auditório Ibirapuera.
Dia 2 de dezembro o Auditório Ibirapuera foi palco da comemoração de 21 anos do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Uma noite muito especial, com apresentação de Zeca Baleiro ao lado de cerca de 150 Guris dos Grupos de Referência de Presidente Prudente, São Carlos, Santos, Ourinhos, Jundiaí, Itaberá e Bauru, dos coros dos polos de Ourinhos e Piracicaba, além do Grupo de Choro do Guri Santa Marcelina. Durante a festa, o cantor maranhense apresentou Amor e Ijexá, música composta em homenagem ao aniversário do Projeto.
Com ingressos esgotados e casa cheia, a noite começou com as palavras de Marcos Barreto, presidente do Conselho Administrativo da Associação Amigos do Projeto Guri. A Diretora Executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa, atuou como mestre de cerimônia do show. Entre as apresentações musicais, Alessandra narrou aos presentes um pouco da história do programa que já beneficiou 650 mil alunos em sua trajetória. Os espectadores também puderam acompanhar canções como Batuque, de Lorenzo Fernandes; Toronubá, de Dimitri Cervo; Que nem Jiló, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; Vilarejo, de Marisa Monte; A Garoa, composição dos próprios alunos sobre a poesia de Adolfo Schimdt; Vou de Candonga, de NanáVasconcelos, Zeca Baleiro e Paulo Lepetit; Alma Não Tem Cor, de André Abujamra; e Telegrama e Suíte dos Bichos, de Zeca Baleiro. Os Guris abrilhantaram o espetáculo, com carisma, alta qualidade técnica e grande conhecimento musical.
“É muito bonito ver o poder transformador da música. Ela é uma ferramenta na construção da cidadania e da inteligência do pensamento”, comentou Zeca Baleiro sobre a relevância do Projeto e a emoção de participar da comemoração. “Foi muito tocante e um prazer imenso dividir o palco com essas crianças e adolescentes”, completou o artista.
“O público pôde apreciar um espetáculo de alto nível musical e perceber como o Projeto faz a diferença na vida dessas crianças e jovens. É gratificante fazer parte de uma política pública estruturada e que se mantém com ótimos resultados”, disse Alessandra Costa, diretora Executiva da Amigos do Guri.
Projeto Guri
www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: GRUPO BB E MAPFRE, Instituto CCR e CCR AutoBAn, Microsoft, Banco Votorantim, Duke Energy, ValGroup, EMS, Banco Safra, Capuani, CCR SPVias, Mercedes Benz, Supermecados Tauste, CODESP, Unimed Rio Preto, Grupo Maringá, Pinheiro Neto, Catho, Magazine Luiza, Cipatex, PPE Fios, Castelo Alimentos, Arteris, Grupo GR e Inforshop.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os cerca de 360 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.
*Fonte:Elen Andrade – Relações Públicas (Máquina Cohn & Wolfe)
:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::