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Como prêmio, uma ação solidária

Por Gazeta Mercantil - Daniei Oiticica e Christiane Bueno Malta   29 de novembro de 2001
As restrições legais aos sorteios mudou o conceito das campanhas de Natal dos shoppings centers. Habituadas a atrair o consumidor com milionárias distribuições de carros, casas e outros prêmios, as diretorias de marketing passaram a apostar na solidariedade.

As restrições legais aos sorteios mudou o conceito das campanhas de Natal dos shoppings centers. Habituadas a atrair o consumidor com milionárias distribuições de carros, casas e outros prêmios, as diretorias de marketing passaram a apostar na solidariedade. "O marketing social está na moda. Campanhas de solidariedade fidelizam o consumidor, coisa que os sorteios de automóveis não fazem com tanta eficiência", afirma Jussara Nova Raris, superintendente de marketing da In-Mont, empresa responsável por quatro shoppings centers no Rio.

A empresa investirá no mínimo R$ 1,8 milhão em campanhas a favor de entidades filantrópicas, como, por exemplo, o Projeto Renascer, que ampara crianças carentes que recebem alta do Hospital da Lagoa e não têm como continuar tratamento. No Fashion Mall, considerado um dos mais sofisticados do Rio, o cliente poderá doar R$ 10 para adquirir o Mascote da Solidariedade, criado pela artista plástica Mucki Skowronski, que doou o seu cachê para o Projeto Renascer. O investimento na campanha foi de R$ 500 mil. Na fachada do shopping será colocado um enorme boneco de Papai Noel, em espuma, tecido e fibra de vidro e enfeitado com pequenas lâmpadas coloridas. No Plaza Shopping, em Niterói, também administrado pela In-Mont, doações de R$ 5 dão direito a um urso autografado pelos jogadores de futebol Raí e Leonardo, idealizadores e fundadores da Fundação Gol de Letra, para onde será revertido todo o dinheiro arrecadado. O próprio shopping resolveu fazer unia contribuição para a Fundação. Os gastos, de R$ 1,3 milhão, incluem anúncios em televisão. As campanhas de solidariedade têm a função de envolver o consumidor e também divulgar o shopping. É o maior projeto de solidariedade que já fizemos para o Natal", afirma Jussara.

Em Brasília, o Pátio Brasil cedeu espaço para um quiosque da Organização Não Governamental Associação Gente Nova, onde estão sendo recolhidos brinquedos. O shopping está em pleno processo de expansão e pretende com a campanha de solidariedade fidelizar consumidores e atrair mais gente. No início do próximo mês, o shopping inaugura uma nova âncora, a loja de artigos esportivos Centauro, que está investindo R$ 3 milhões para ocupar 1,5 mil metros quadrados.

Distribuir brinquedos também é a aposta do Madureira Shopping, no Rio. Desde o dia 8 de outubro, o shopping recolhendo brinquedos - cerca de 100 por dia - que serão distribuídos para comunidades carentes da região primária do empreendimento. O Madureira sempre teve uma relação muito estreita com a sociedade. O marketing social cresce a cada dia e se consolida como uma opção viável de divulgação", afirma Cláudio Guaranys, diretor de operações da Brascan Imobiliária, administradora do Madureira. Em janeiro haverá uma exposição com fotografias das crianças recebendo os presentes.

A Coca-Cola se uniu aos shoppings e está transformando as tradicionais fotos com o Papai Noel em ações de solidariedade. Rio Sul e NorteShopping, ambos no Rio, estão trocando três quilos de alimentos não-perecíveis pela fotografia com o Papai Noel. A expectativa da Coca-Cola é arrecadar cerca de 48 mil quilos de alimentos que serão distribuídos em comunidades carentes do Rio. No Botafogo Praia Shopping, os alimentos estão sendo recolhidos pela Ação e Cidadania, da campanha Natal Sem Fome. O movimento de apelar à solidariedade também é utilizado nas campanhas de shoppings de São Paulo. OIguatemi, por exemplo, decidiu promover ações de voluntariado. Alguns de seus clientes famosos foram convidados para participar da campanha e doar os cachês para o Instituto Brasil Voluntário, parceiro da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre tais clientes estão Costanza Pascolato, Rogério Fasano, Tufi Duek e Carolina Ferraz. As peças serão veiculadas dentro do próprio shopping e em jornais e revistas, a partir de amanhã. "Nossa intenção é chamar a atenção das pessoas para a importância de se tomar um voluntário. Unimos ação beneficente com o marketing de uma campanha de Natal", diz a gerente de marketing , Adriana Sancovsky. O investimento total na temporada de Natal é de R$ 1,3 milhão. O Shopping Anália Franco, que fica na zona Leste da capital, lançou a campanha natalina "Comprou, Ganhou, Ajudou", que auxiliará as crianças em tratamento de câncer atendidas pela Casa Hope.

Os shoppings Interlagos e Interlar Interlagos, na zona Sul, participam da campanha "Quem reparte o pão, alimenta a paz", iniciada no último dia 15 e que se estende até o dia 24 de dezembro, promovida pela Diocese de Santo Amaro. Nessa, serão arrecadados alimentos não-perecíveis que serão entregues às famílias e entidades assistidas pelas paróquias e comunidades da diocese. Os doadores dos alimentos receberão cupons numerados que lhes darão a oportunidade de concorrerem ao sorteio de um automóvel Renault Clio 1.0 zero quilômetro.

O D&D Shopping - um dos mais sofisticados shoppings especializados em decoração de São Paulo, situado também na zona Sul com a campanha - Natal das Nações, apresenta, desde o dia 23 de novembro até o dia 9 de dezembro, dez ambientes decorados segundo os preceitos de diversas religiões. Serão 170 árvores de Natal, que mostram costumes e tradições de 48 países. As árvores estarão à vendida e toda a renda será revertida para o Centro de Voluntariado de São Paulo.

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