Notícias
Encontro discute o papel da população na construção das políticas socioassistenciais.
Debater os direitos da população no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a qualidade dos serviços. Esses são os objetivos do I Encontro Nacional de Usuários do Sistema Único de Assistência Social, que começou nesta terça-feira (18) em Brasília. O evento aborda ainda o papel da população na construção das políticas socioassistenciais. Participam representantes dos usuários do Suas, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
Na abertura, a secretária nacional de Assistência Social do MDSA, Carminha Brant, destacou que a população precisa entender as políticas sociais para que possa contribuir com o aprimoramento das ações. Segundo ela, o evento é uma grande oportunidade para qualificar o usuário dos serviços.
“Esse encontro funciona quase como um termômetro para sabermos como está a qualidade dos serviços socioassistenciais, onde estão as maiores demandas e as prioridades. Para nós, é de extrema importância ouvir e sermos sensíveis às propostas do usuários”, ressaltou.
A participação da população nas conferências municipais e estaduais – preparatórias para a XI Conferência Nacional de Assistência Social – é outro tema importante que será discutido no encontro. “A cada conferência aumenta mais a participação dos usuários. Esse primeiro encontro é uma estratégia do CNAS para potencializar a força desses usuários para que participem até a nacional”, avaliou o presidente do conselho, Fabio Bruni. A XI Conferência será promovida entre 5 e 8 de dezembro.
Protagonista – Beneficiária do Bolsa Família, Rosângela Santos teve o primeiro contato com a assistência social quando foi a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Belém (PA). Ela buscava ajuda para os três filhos. Desde então, se envolveu com a política social e se tornou representante do Fórum Nacional de Usuários do Sistema Único da Assistência Social (FNU-SUAS) e vice-presidente do CNAS no início de 2017. “A política de assistência social é um direito. Se o usuário compreender isso e trazer a voz dele para dentro dos conselhos e das conferências, a política vai melhorar.”
Para Rosângela, o encontro é um marco para todos que participam ativamente das discussões. “Esse é o primeiro encontro nacional que a gente traz o usuário para ser protagonista de sua história. É um primeiro passo de muitos que a gente ainda vai dar.”
Promovido por conselheiros de diversas representações de usuários do Suas, com o apoio do MDSA, o I Encontro Nacional de Usuários do Sistema Único de Assistência Social segue até esta quarta-feira (19).
*Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::