Notícias

Domingo de solidariedade em Minas

Por Jornal Hoje em Dia    30 de novembro de 2001
Aproximadamente 200 mil pessoas estarão mobilizadas no próximo domingo em ações voluntárias, como limpeza de uma praça ou de uma escola, plantio de árvores, visita a asilos, creches ou presídios, doação de livros ou alimentos e a promoção da saúde. O Instituto Telemig Celular já confirmou a participação no Dia V, que vai encerrar o Ano Internacional do Voluntário em Minas. Quinze funcionários voluntários passarão o dia 2 de dezembro na Creche Cirandinha, que cuida de 26 crianças carentes no bairro Floramar.

A idéia é mudar a cara da creche em todos os sentidos, colocar um ambiente mais acolhedor para que as crianças que ficam lá em período integral vejam o lugar como uma casa”, disse a assistente de projeto social do instituto, Melissa Bitencourt. Os voluntários vão limpar, pintar e decorar a creche, consertar eletroeletrônicos queimados, além de desenvolver atividades recreativas com as crianças.

O Instituto já atende a Creche Cirandinha e outras quatro creches através do Programa de Voluntariado desenvolvido dentro da empresa. Durante o ano fizemos duas campanhas para arrecadar agasalhos, brinquedos e vamos fazer uma de alimentos no final do ano. No Dia V vamos doar nosso esforço físico para a Cirandinha, que foi escolhida entre as outras por apresentar maior deficiência”, disse Melissa.

A Maxitel também vai participar do Dia V. No dia 2 de dezembro a empresa fará uma confraternização com os seus colaboradores, onde serão arrecadadas roupas e uma tonelada de alimentos não-perecíveis. As doações serão distribuídas na semana seguinte para entidades que cuidam de crianças carentes em Belo Horizonte, priorizando o Bairro Novo Glória, Região Noroeste, onde a empresa já desenvolve um trabalho social, como oficinas de musicalização,extensão educacional e capoeira.

Queremos usar o Dia V para mobilizar entre todos os funcionários e parceiros da empresa. Muitas pessoas querem ajudar, mas não sabem como”, disse Elaine Álvares, coordenadora do Programa Ação Maxitel de Cidadania, que apóia 41 projetos sociais, beneficiando cerca de 200 mil pessoas em Minas, Bahia e Sergipe.

As ações do Dia V também acontecerão no interior.

Alguns funcionários voluntários da Cervejaria Kaiser Brasil farão uma visita ao Lar das Meninas, entidade que cuida de crianças carentes no Bairro Porto Velho, em Divinópolis, Centro-Oeste de Minas. As atividades desenvolvidas ainda estão sendo planejadas.

A Fundação CDL Pró- Criança, do Clube de Diretores Lojistas de Belo Horizonte, vai aproveitar o Dia V para divulgar a campanha Clube Amigo da Criança junto aos lojistas da capital. A idéia é fazer com que os lojistas abracem a campanha, contribuindo com uma anuidade, de valor ainda não definido, para programas da instituição. O consumidor que comprar nos estabelecimentos identificados com a marca “Clube Amigos da Criança” também estará ajudando na luta pela inserção social e por melhores condições de vida para crianças e adolescentes carentes.

Promovido pelo programa Voluntários das Gerais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Serviço Social daIndústria (SESI), o Dia V pretende sensibilizar empresas, escolas, igrejas, hospitais, entidades, clubes e associações de bairro para a importância das ações sociais voluntárias. Quem quiser registrar seu trabalho pode enviar a descrição da atividade que pretende promover para o site www.voluntariosdasgerais.org.br. Outras informações podem ser conseguidas pelo telefone (31) 3241-6872.

E-maIL: voluntariado@voluntariosdasgerais.org.br

Comentários dos Leitores