Notícias

Prêmio Voluntário 2001 é entregue em SP

Por O Estado de São Paulo    6 de dezembro de 2001
Quarta edição homenageou empresas e pessoas pela atuação em projetos sociais

No Ano Internacional do Voluntário, Carlos Roberto de Oliveira recebeu uma homenagem especial: ele é um dos sete homenageados do Prêmio Voluntário 2001, que foi entregue ontem em São Paulo. Sua atuação foi decisiva para fazer com que a Sociedade Bem-Estar Familiar no Brasil (Bemfam) fosse reconhecida como uma das instituições mais engajadas na prevenção da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Oliveira fez isso emprestando à Bemfam a sua imagem mais conhecida, a do ídolo de futebol Roberto Dinamite.

Aos 47 anos, o ex-jogador do Vasco e da seleção brasileira é hoje deputado estadual do Rio. Em 1996, preocupado com o crescente número de adolescentes grávidas que o procurava em seu gabinete, Roberto Dinamite aceitou o convite de uma funcionária para conhecer a Bemfam. Lá, descobriu que podia ser um voluntário.

"Convoquei empresários vascaínos, jogadores e ex-jogadores para me ajudarem", lembra Dinamite. O esforço resultou em UTIs para crianças nascidas com o vírus HIV, equipamentos para hospitais. Ele patrocinou ainda um vídeo voltado para os jovens sobre sexualidade que ajudou a divulgar o trabalho da instituição. Hoje, ela está presente em 1.200 municípios de 14 Estados.

O prêmio em sua quarta edição homenageia outras seis pessoas. Entre elas, Hebe Camargo, na categoria artista, e a médica Carmem Maria Costa Mendonça Fiori, da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia. Nesta edição, também serão premiadas dez empresas, como a Alcoa Alumínio e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Este ano o prêmio, criado por iniciativa de Stephen Kanitz, foi patrocinado pela Ambev, Deutsche Bank e TAM. A lista dos vencedores é escolhida entre os melhores trabalhos de 150 entidades brasileiras do terceiro setor. Juntas, são responsáveis por um exército de 160 mil voluntários.

Comentários dos Leitores