Notícias

Jovens ganham a chance de ter seu próprio negócio

Por Thais Schettino/RJ   12 de dezembro de 2001
Rio de Janeiro - Santa Teresa, um dos mais tradicionais bairros do Rio de Janeiro, e vizinhança, vão ganhar no próximo ano vários novos negócios. Isso porque foi instalado no bairro o Iniciativa Jovem. Trata-se de um projeto que visa estimular o empreendimento, por meio da criação de novos negócios na região. O programa tem o apoio da Shell, que já o implantou em vários países.

A organização atende a jovens de 18 a 30 anos, prioritariamente de baixa renda. Este ano houve cerca de 200 inscritos. Destes, 31 foram escolhidos para desenvolverem seus planos de negócios, com apoio de consultoria profissional dada por voluntários da Shell e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Os voluntários trabalham em esquema de duplas e trazem novas informações sobre o mercado para os participantes. Os encontros periódicos servem para que o jovem se sinta seguro quanto a sua escolha e para que o seu negócio seja bem estruturado. No ano que vem o programa se abre para a participação de voluntários externos, empresários e executivos.

Recursos financeiros

Os planos que obtiverem viabilidade vão receber um selo, que lhes proporcionará acesso a microcrédito da Caixa Econômica Federal, incubadora e participação na Vitrine de Negócios, uma exposição específica para investidores e público em geral. Os melhores planos ainda concorrerão a um prêmio especial em dinheiro, que servirá de ajuda na montagem do empreendimento. Três deles ganharão o prêmio.

As propostas de negócios feitos pelos jovens precisam conjugar o social com o econômico e não podem causar impacto ambiental. É fundamental que esse negócio tenha como filosofia o desenvolvimento sustentável. Conheça algumas das 31 idéias: creche, lavanderia, casa lotérica, brinquedoteca cultural, oficina de arte "Morro dos Prazeres", roteiros turísticos, restaurante mexicano, ateliê de delícias, cyber café, fábrica de chocolate, agência de propaganda, curso de música, centro de reabilitação, central de serviços, ateliê de jóias etc. No próximo ano, a intenção é expandir o programa para outras cidades fluminenses e em 2003 para outros Estados.

Comentários dos Leitores