Notícias

O social dá lucro

Por Jornal da Globo    17 de dezembro de 2001
Cada vez mais, empresários brasileiros se convencem de que investir no bem estar da população é investir no próprio negócio. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisou projetos sociais no Rio, em São Paulo e em Belo Horizonte. E descobriu que a solidariedade já faz parte do orçamento das empresas. Veja na reportagem de Mônica Sanches.

Bondade ou interesse? Essa é pergunta que deu origem a pesquisa sobre investimentos das empresas em projetos sociais. Um interesse imediato revelado por 80% das empresas é o de cultivar a política da boa vizinhança. Exemplos disso são a creche e o curso de jardinagem mantidos pelas lojas de um shopping center no Rio. As crianças e adolescentes que participam das atividades são das favelas que cercam o shopping.

“São jovens crescendo junto conosco. Não temos nenhuma preocupação financeira, nossa preocupação é com o bem-estar”, revela Evandro Ferrer, gerente do shopping.

Entre as empresas que participaram da pesquisa, apenas 44% fazem previsão de orçamento e planejamento de ações para projetos sociais. A empresa que criou a Vila Olímpica da Mangueira , no Rio de Janeiro, faz parte dessa minoria. A empresa investe R$ 600 mil por ano e vem mantendo esse valor , apesar das crises econômicas.

A vila olímpica foi inaugurada há 14 anos, mas o projeto nunca foi usado para captação de incentivos fiscais .recurso que, segundo a pesquisa, só é adotado por um terço das empresas.

“As empresas têm dito que os incentivos fiscais são muito pequenos ou são muito burocratizados, algumas nem sequer conhecem. Até o momento, podemos dizer que a ação tem ocorrido à margem da política de incentivo fiscais”, pondera Ana Maria Peliano, coordenadora do IPEA.

Mas o retorno é certo, não só na imagem, como também nos negócios. Esse diretor confessa que já fechou vendas importantes depois de trazer os clientes para conhecer a vila olímpica.

“É evidente que isso traz um retorno. As pessoas gostam de estar bem acompanhadas, as pessoas gostam de estar com pessoas responsáveis. E as empresas também”, revela José Pinto Monteiro, diretor da empresa.

Confira alguns sites sobre trabalhos sociais de empresas e/ou voluntariado.

http://www.ipea.gov.br/

http://www.ethos.org.br/

http://www.terceirosetor.org.br/

http://www.voluntarios.com.br

Comentários dos Leitores