Notícias
Estudante do Fies poderá retirar extrato na Caixa
Por Agência Estado   11 de março de 2002
São Paulo - Os estudantes universitários participantes do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) poderão retirar o extrato de seu financiamento nos terminais de auto-atendimento da Caixa Econômica Federal, a partir de amanhã. Segundo informações da Caixa, com o extrato o estudante poderá acompanhar a evolução de seu contrato e verificar informações sobre o saldo devedor, a última prestação paga, o valor e a data de pagamento.
Para obter o extrato, o estudante precisa ter em mãos o Cartão do Cidadão. De acordo com a Caixa, ao assinar o contrato do Fies, o estudante é automaticamente cadastrado no PIS. Com o número desse cadastro, pode obter o Cartão do Cidadão, oferecido gratuitamente e solicitado em qualquer agência da Caixa.
O Fies é um programa de financiamento estudantil destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de faculdades e universidades particulares que também estejam cadastradas no programa. O Fies financia até 70% do valor da mensalidade e cabe ao aluno arcar com o pagamento dos 30% restantes. O estudante deve começar a amortizar o financiamento durante o curso e pagar a cada três meses uma parcela dos juros, limitada a R$ 50,00. Os juros são 9% ao ano.
O processo seletivo do Fies foi iniciado no último dia 25 de fevereiro. O período de inscrições para o 1º semestre de 2002 acontece até o dia 22 de março. A inscrições podem ser feitas somente pela Internet. Neste semestre, serão selecionados 30 mil novos estudantes. Os critérios de seleção levam em consideração o perfil sócio-econômico (renda, número de membros da família, condições de moradia e o nível de escolaridade do candidato e, ainda, a existência de doença crônica ou outro estudante de faculdade paga no grupo familiar).