Notícias

Fundação Telefônica lança o EducaRede

Por    26 de março de 2002
São Paulo - A Fundação Telefônica, mantida pelo Grupo Telefônica no Brasil, lançou o EducaRede, primeiro portal de educação totalmente gratuito e voltado especificamente para a realidade de alunos e professores do ensino fundamental e médio da escola pública.

Desenvolvido por uma equipe composta por educadores, jornalistas, pesquisadores em tecnologia e profissionais da Internet, o EducaRede surge com a missão de apoiar o uso pedagógico da Internet, estimulando a escola a utilizar as tecnologias de comunicação e informação para ensinar e aprender.

A coordenação geral do Portal é da Fundação Telefônica. O Cenpec (Centro de Pesquisas e Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária) é o coordenador-executivo do projeto e responsável pelo conteúdo pedagógico. A Fundação Vanzolini cuida da coordenação e execução tecnológica. O Terra Lycos, provedor de acesso à Internet do Grupo Telefônica, participa também do EducaRede, cedendo infra-estrutura de ponta, além de hospedagem.

O principal diferencial do EducaRede está no fato de toda sua concepção ter sido baseada na experiência do cotidiano escolar, com a preocupação de torná-lo uma ferramenta útil e enriquecedora para professores e alunos da escola pública. Outro destaque fica por conta dos mecanismos de interação disponibilizados, pelos quais alunos e professores expõem em diversos espaços virtuais trabalhos interessantes e de qualidade feitos em suas escolas. Para acessá-lo, basta entrar no endereço eletrônico www.educarede.org.br de qualquer lugar do Brasil e conhecer todos os links criados pelo Cenpec.

O EducaRede tem como público direto um universo formado por 40 milhões de alunos do ensino fundamental e médio, além dos professores dos cerca de 250 mil estabelecimentos de ensino público do País. Graças às características próprias do Portal, tais como a gratuidade, facilidade de navegação e interação, constitui-se, desde sua criação, como um poderoso instrumento para atender a demandas imprescindíveis, como a inclusão e alfabetização digital, dos participantes do ensino público brasileiro.

O EducaRede faz parte de uma família de outros portais educacionais criados pela Fundação Telefônica em outros países, como Espanha e Argentina, cada qual com a sua identidade local. "O EducaRede atende por completo às características necessárias para que um portal de educação realmente contribua com o aprimoramento da qualidade do ensino: desenvolve e disponibiliza ambientes de aprendizagem que promovam, junto aos seus participantes, a capacidade de "aprender a aprender", estimulando o domínio dos códigos da modernidade", afirma Fernando Xavier Ferreira, presidente do Grupo Telefônica no Brasil. "Estamos, com este projeto, reafirmando nosso compromisso com o Brasil: ao mesmo tempo, é um importante passo para contribuir para a melhora da educação pública e para combater a chamada exclusão digital, que são dois dos mais sérios problemas brasileiros", completa Fernando Xavier Ferreira.

A seguir, algumas das principais seções do EducaRede:

  • Biblioteca: oferecer livros para download, resenhas, biografias de autores. O diferencial são os arquivos de som com leitura de trechos de livros e o mural para troca de comentários entre os leitores.

  • Ensinar e Aprender: traz conteúdo criado por especialistas em diversas áreas. A seção aborda desde os temas transversais até temas clássicos como leitura e escrita. É dividida em dois ambientes: "O Assunto é..." (textos teóricos, encaminhamentos didáticos e sugestões de atividades) e "Turbine sua Aula"(dicas para o educador incrementar as aulas ao usar instrumentos e materiais como livros, filmes, imagens e softwares).

  • Revista EducaRede: informações e serviços para educadores e estudantes, produzida por uma equipe de jornalistas especializados em educação.

  • Galeria de Arte: espaço para "upload", a seção traz um tema mensal, com textos e outros subsídios para a produção de poesias e artes visuais pelos professores e alunos. (aqui também é aberto a qualquer interessado, não?).

  • Oficina de criação: espaço para criação literária onde alunos e professores terão sua produção comentada por um escritor, formando uma comunidade virtual de aprendizagem de escrita. O portal estréia com uma oficina de poemas mediada pelo escritor Jorge Marinho, ganhador de vários prêmios literários.

  • Educalinks: seleção de sites úteis. Todos os sites foram visitados por especialistas em diversas áreas antes de serem indicados pelo EducaRede. A seção estréia com quatro temas: ensino, diversão, notícias de educação e bibliotecas virtuais.

  • Internet & Cia.: dicas práticas sobre internet e informática. Foi criado para um perfil bastante comum entre professores, os que não são fanáticos por tecnologia mas querem perder o medo do computador. Destaque para a subseção "Usando a informática na escola", com comentários sobre casos reais de uso de tecnologia em escolas, feitos por professores universitários e pesquisadores especialistas.
  • Comentários dos Leitores