Notícias
Compras Solidárias podem ser feitas pela Internet
No ar desde 15 de março, o site Akatu.net tornou isso possível. Iniciativa do Instituto Ethos de Responsabilidades Social, o Akatu (do tupi antigo - mundo melhor) é o primeiro site em todo o mundo a promover e divulgar o consumo consciente.
"Com o Akatu, queremos fazer com que o consumidor leve em conta as atitudes de responsabilidade social das empresas na hora da compra", diz Oded Grajew, diretor presidente do Instituto Ethos.
"O site é uma iniciativa pioneira, que vai ligar as empresas, os consumidores e as entidades de responsabilidade social", explica Hélio Mattar, diretor presidente do Akatu.net.
O sistema de doação é simples: as comissões geradas por compara feitas dentro do site serão direcionadas pelos usuários às instituições, projetos ou fundos de seu interesse. O internauta receberá sempre um e-mail com a confirmação de sua doação e um relatório mensal com todas as sua ações naquele período.
De acordo com números apresentados por Hélio Mattar, 54 % dos consumidores brasileiros julgam as empresas por suas ações de responsabilidade social e 34% querem que as empresas contribuam pela melhoria da sociedade.
"Isso mostra que nosso consumidor já tem a semente da responsabilidade social, agora ela só precisa ser regada! Com o Akatu, queremos dar visibilidade à prática de ações sociais, tornando isso visível ao consumidor ", explica Mattar.
Com a estimativa de 500 mil visitações em seu primeiro ano de atuação, o Akatu já conta com a participação de cerca de 80 entidades, mas espera por mais adesões nos próximos meses.
Para saber mais sobre o site, acesse www.akatu.net